Armadura do Cristão Efésios 6 – Quais São os 7 Elementos?

Armadura do Cristão irá tratar dos elementos necessários para vencermos uma guerra que vivemos constantemente, guerra esta que não é física, mais sim espiritual, e começamos vendo o que diz em Efesios 6:13-17:

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”
Efésios 6:13-17

Nessa passagem vemos de maneira clara a necessidade de nos protegermos contra uma guerra espiritual com Satanás, onde não será uma arma física que terá poder, mas sim armas espirituais que adquiriremos através dos ensinamentos de Deus, e assim teremos uma armadura forte o suficiente para resistir.

armadura do cristão
Armadura do Cristão

Armadura do Cristão em Efésios 6 – Quais São os 7 Elementos?

 

1º A Verdade –  A verdade nos defende contra aquele que é o pai da mentira e uma língua que mente aborrece muito ao Senhor.

De acordo com o versículo 14 de Efésio 16 que diz:

“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade e vestida a couraça da justiça”

Armadura do Cristão - Cinto da Verdade
Armadura do Cristão – Cinto da Verdade

Os mentirosos não terão lugar no céu, portanto a verdade é uma das maneiras de nos mantermos limpos e seguros em Cristo. O Cinto da verdade é o que mantem a armadura do Cristão segura e no lugar.

  

2º Couraça da Justiça – Ainda neste versículo 14 de Efésios 6, somos instruídos a nos vestirmos com a couraça da justiça. Uma couraça em uma armadura de um guerreiro protegerá seu coração de um golpe mortal, fazendo com que o soldado se sinta confiante no combate.

No caso da armadura do cristão a couraça da justiça é a justiça de Cristo que nos guarda e nos protege, mantendo nossos corações livres das acusações do diabo, que ira tentar nos atacar e penetrar nosso coração.

Mas a couraça da justiça faz com que cheguemos confiantes na presença do Senhor e zela pelo nosso interior protegendo-nos de tais ataques do inimigo.

3º Evangelho da Paz – Em Efésios 6 versículo 15 somos direcionados a prepararmos nossos pés para o Evangelho da Paz, afim de estarmos preparado para um conflito espiritual.

Todo soldado deve ter atenção em seus pés, pois sempre haverá obstáculos perigosos no caminho, como minas, bombas, armadilhas e etc. Hoje em nossas vidas não é diferente, pois temos muitos obstáculos a superar, e se não estivermos com os pés preparados e protegidos desfaleceremos no caminho.

Temos uma missão aqui  na terra e não podemos deixar com que as adversidades colocadas em nossas vidas pelo o inimigo nos impeça de seguir e fazer o que precisamos fazer para Deus.
Andemos firmes, para frente, proclamando a paz que há em Cristo, seguindo sempre ao Senhor.

 

Armadura de Deus
Armadura de Deus

4º Escudo da Fé – No versículo 16 de efésios 6 vemos o escudo da fé que nos protege contra qualquer ataque que Satanás tente contra nós, não deixando assim que ele plante dúvidas em nossos corações. O escudo da fé é parte primordial na armadura do cristão, pois este não só defende nosso corpo, mas a própria armadura do Cristão também. E como diz neste versículo 16 o escudo da fé tem a função de apagar todos os dardos inflamados do inimigo.

  

  

  

  

  

 

Armadura do Cristão - Capacete da Salvação
Armadura do Cristão – Capacete da Salvação

5º O capacete da salvação – Descrito no versículo 17 de Efésios 6 o capacete da salvação protege nossa cabeça, nossa mente. Esta que é uma parte importantíssima do nosso corpo.

Sendo a cabeça a parte principal que precisa ser defendida, pois uma vez atacada pode levar a morte fatal, perdendo o sentido de todo resto do corpo.

Nossa cabeça é o centro, e precisa estar protegida e centrada na esperança, na salvação discernindo quando Satanás tentar nos fazer duvidar com suas mentiras. Com o capacete estaremos firmes na veracidade das coisas de Deus.

  

  

  

  

  

6º Espada do Espírito – Conforme o versículo 17 de Efésios 6, a espada do Espírito faz parte da armadura do Cristão, porém é uma arma que é utilizada também como ataque, pois se refere ao poder da Palavra do Senhor.

Uma arma espiritual essencial, pois na Palavra de Deus é que teremos a convicção de Seu poder e estaremos preparados para lutar. Devemos ter fome e desejo de nos nutrir com a Palavra, nos mantendo confiante, para que
usemos a espada como defesa e ataque quando necessário.

7º Orar no Espírito – Como último componente da armadura do Cristão temos no versículo 18 de Efésios 6 orar no Espírito, o que nos levará a estarmos preparados para utilizar todas as armas da armadura do Cristão mencionadas anteriormente.

A oração contribuí para uma vitória e uma maturidade espiritual. Portanto sempre ore ao Senhor Deus.

Conclusão Final Armadura do Cristão – Efésios 6

efesios 6

Essa então é a armadura de Deus que todo Cristão deve usar diariamente, e esteja sempre
alerta nessa guerra que não é física mas espiritual contra o príncipe das trevas e suas potestades.
Portanto vista a armadura do Cristão, se mantenha firme e não deixe de engrandecer e
glorificar sempre ao Senhor! Leia também Mente Vazia Oficina do Diabo e una forças para vencer essa guerra!