Estudo Sobre Ceia do Senhor Jesus Cristo

ESTUDO SOBRE CEIA DO SENHOR JESUS CRISTO!

Estudo sobre Ceia do Senhor vamos nos basear na Palavra e estudar sobre Ceia do Senhor ou como é a Santa Ceia do Senhor. No Velho Testamento a Santa Ceia do Senhor era a celebração da Páscoa. Após a libertação dos hebreus das mãos dos egípcios, eles comemoraram comendo pão asmos, um pão sem fermento. Durante a celebração, os hebreus bebiam vinho e cada família sacrificava um cordeiro, comemorando a libertação dos filhos de Israel, conforme relatado em Êxodo 12.

O pão era sem fermento, pois o fermento representava impureza e pecado. Sendo assim o pão da Santa Ceia no Velho Testamento não deveria ter nenhuma levedura, a fim de se manter sem mancha. Porém no Novo Testamento quando Jesus instituiu a Páscoa baseada em Sua morte e Ressurreição, deixou de ser necessária a morte de um cordeiro como era feito no Velho Testamento, pois Ele era o cordeiro da Pascoa que limparia o mundo do pecado.

Portanto essa pratica de matar um cordeiro tornou-se obsoleta. E com a aproximação da Crucificação de Jesus, o Senhor reuniu os discípulos para celebrar a Páscoa, instituindo uma comunhão através do pão e do vinho, no qual este seria feito em memória da morte e ressurreição do Nosso Senhor Jesus. E tendo uma visão de que um dia Jesus Cristo regressará ao nosso meio em poder e glória.

Então Jesus tomou o pão, deu graças e partiu, distribuindo aos discípulos dizendo o que esta em Lucas 22:19-20:  

Estudo Sobre Santa Ceia do Senhor - Jesus
Estudo Sobre Santa Ceia do Senhor – Jesus

19 E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando:
“Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim”.

20 Da mesma maneira, depois de cear, pegou o cálice, explicando:
“Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado em vosso benefício.

Lucas 22:19-20

  

Após isto, já era noite, Jesus e seus discípulos saíram e foram para o Monte das Oliveiras, onde aconteceu a traição de Judas e subsequentemente no outro dia a crucificação do Nosso Salvador. Neste estudo sobre Ceia do Senhor vemos a simplicidade das coisas de Deus e do Nosso Senhor Jesus, utilizando algo tão simples como o pão e o vinho. Vinho este que era na época o suco da uva antes da fermentação, ou seja, sem álcool. Então meus irmãos não façam deste momento uma justificativa para tomarem vinho e alguns até se embriagarem.

  

Estudo Sobre Ceia do Senhor qual a maneira correta de se tomar?

Estudo Ceia do Senhor - Posso Tomar
Estudo Ceia do Senhor – Posso Tomar

Uma das coisas importantes no estudo sobre Ceia do Senhor é que devemos usar o melhor do pão e do suco de uva que pudermos, para a celebração da Santa Ceia em memoria de Jesus. Mas mais importante do que o tipo de pão e do suco é o que a Santa Ceia do Senhor representa para nós em nossos corações. Então dê o seu melhor e tenha como foco central o Sacrifício da Cruz, volte todos seus pensamentos neste momento a Expiação do Senhor Jesus. Outro fato importantíssimo quando estudamos sobre a Ceia do Senhor é como estamos interiormente.

  

      

  

Veja que diz Paulo mesmo não estando presente quando Cristo instituiu a Santa Ceia,
por revelação divina nos disse em I Coríntios 11:27-29

“Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.”
1 Coríntios 11:27-29

  

E o que seria comer do pão “indignamente”?

Estudo Completo Sobre Ceia do Senhor - Indignamente
Estudo Completo Sobre Ceia do Senhor – Indignamente

Bom acredito que seria comer do pão e tomar o vinho esquecendo-se do verdadeiro significado da Santa Ceia do Senhor e também sem se examinar e se arrepender. O momento da Santa Ceia do Senhor deve ser para se lembrar do preço que Jesus pagou pela nossa salvação. E para que possamos relembrar desse momento tão sagrado, precisamos nos limpar a fim de permitir tal sentimento dentro de nós.

Ou seja, é preciso confessar nossos pecados a Deus, pedir perdão, e ter a real intenção de não mais comete-los, procurando manter-se limpo pois no momento da Santa Ceia do Senhor estamos tomando sob nós Seu corpo e Sangue. Outro fato importante neste estudo sobre Ceia do Senhor é ter humildade em nossos corações, pois neste evento da Santa Ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos, demonstrando a importância de sermos humildes e partilhamos do pão em comunhão com nossos irmãos.

E todas as vezes que comemos e bebemos do pão e do vinho devemos anunciar a morte de Jesus até que ele retorne, como esta em I Coríntios 11:26. Ou seja, até que Jesus volte continuaremos a realizar a Santa Ceia em sua memória. Declarando sempre que somos pecadores e que necessitamos do Salvador.

  

Preciso ser batizado para tomar Santa Ceia?

Estudo Sobre a Ceia do Senhor - Batismo
Estudo Sobre a Ceia do Senhor – Batismo

Ao realizar este estudo sobre Ceia do Senhor, concluímos que não existe nada diretamente na Bíblia dizendo que é necessário ser batizado para tomar a Santa Ceia do Senhor, porém observamos que a ordem que Jesus ordenava aos seus discípulos era para primeiramente ensinar as pessoas e batiza-los Mateus 28:19-20.

Vemos exemplos na Bíblia que a Santa Ceia acontece durante a comunhão dos irmãos na Igreja, desde que os apóstolos passaram a instituir a Igreja conforme ensinado por Jesus. Portanto a Santa Ceia era destinada aqueles que buscavam viver uma vida em Cristo. Crer em Jesus é o primordial, porém a consequência natural de quando se crê em Jesus é seguir Seu exemplo, batizando-se como Ele. Limpando-se nas aguas para uma vida reta, professando que esta renascendo em Cristo.

Finalizando, não acredito que seja errado tomar Santa Ceia sem ter se batizado, mas uma vez que se crê em Jesus Cristo, porque não seguir Seu exemplo e batizar-se¿ Assim estará renascido em Cristo e tomará a Santa Ceia sem dúvidas de sua participação.

Outra questão que levo em consideração no estudo sobre Ceia do Senhor é o que a Igreja que decidiu frequentar diz a respeito, pois na Bíblia em Hebreus 13:17 diz“ Obedecei a vossos pastores, sujeita-vos a eles, porque velam por vossas almas…”, então devemos apoiar nossos líderes e Pastores a respeito do assunto, e não nos mostramos rebeldes quanto a isso.

Mas além desta instrução, só você mesmo é quem sabe de si, e deve examinar-se com sinceridade, baseando-se na Palavra e por meio da oração, buscando ao Senhor a respeito do entendimento deste assunto , este é o meio mais certeiro para se ter a resposta.

Fechando então o estudo sobre Ceia do Senhor, lhe advirto a tratarem com seriedade este momento tão sagrado, durante o momento da Santa Ceia, e principalmente após já estar participando da Santa Ceia do Senhor, pois é um momento que esta tomando sob você o “Seu corpo e Seu Sangue”, e em unidade com os demais irmãos que ali na Igreja ceiam juntamente, todos formam o Corpo de Cristo. Amém?! Não deixe ler também o artigo Como Ser Salvo por Jesus.