Qual Significado da Pascoa e Seus Símbolos?

QUAL SIGNIFICADO DA PASCOA E SEUS SÍMBOLOS?

Qual significado da Pascoa para muitas pessoas está associado ao coelhinho e ovos de chocolate. Mas para compreender o que significa a Pascoa, precisamos buscar entender o que aconteceu lá no Velho Testamento. Onde a Páscoa foi instituída com o significado de “passagem”, remetendo-se a travessia (ou passagem) do povo hebreu pelo Mar Vermelho, levando-os ao fim da escravidão e juntamente com Moises rumo à Terra Prometida. Por isso os hebreus passaram a festejar essa data em memória da libertação dos filhos de Israel.

  

A partir do Novo Testamento, o significado da Pascoa passou a ser em memória da Ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a passagem de Jesus da morte para a vida, que proporciona até hoje a libertação dos pecados daqueles que Nele crê, através do Seu Sacrifício na Cruz. A semana de Pascoa é conhecida como “Semana Santa”, e é constituída da sexta feira santa e domingo de pascoa, que acontece sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril, sendo na sexta feira a celebração da crucificação de Jesus e no domingo em memória de Sua Ressurreição.

  

Apesar de que em Lucas 24:1 diz claramente que a ressurreição aconteceu na madrugada do 1º dia da semana. E em Mateus 12:40 diz 0 Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Isso quer dizer que depois de Sua Crucificação, Jesus ressuscitou no 3º dia. Logo, se o Senhor foi crucificado na sexta-feira, tida como “sexta feira santa” Sua ressurreição ocorrerá na segunda. Apesar disto, o dia de domingo de Pascoa ficou popularmente dotado e direcionado à Ressurreição de Jesus.

  

Há divergências quanto a data certa para se comemorar a Pascoa. Alguns se baseavam na 1ª lua cheia após a primavera, o que coincidia com a aproximação do 14º dia do mês de Nissan, que é um mês com 30 dias no calendário judaico, pois nessa data inicia-se a primavera, ver mais sobre Nissan. Mas o mais importante é que independente do dia, devemos sempre lembrar que Cristo ressuscitou e Ele vive. Pois a relevância vai além de datas, e o primordial é estar centrado unicamente no Sacrifício do Nosso Salvador Jesus!

  

O que representa e qual significado da Pascoa para Judeus e Cristãos?

Os Judeus comemoram a Pascoa ainda hoje se baseando no livramento do povo hebreu do cativeiro no Egito, e esta é uma das festas mais importantes celebradas pelo povo judaico. Pois é a libertação das pragas do Egito, e lembra-se de quando os primogênitos egípcios morreram e os filhos de Israel ao passarem o sangue de um cordeiro no umbral de suas portas foram poupados, conforme esta descrita no livro de Êxodo.

  

Desde então os judeus comem o pão sem levedura, pois Deus ordenara que esta festividade fosse realizada todos os anos. Já os Cristãos, estes creem na ressurreição de Jesus Cristo e baseiam a Pascoa neste evento, e segundo a última Santa Ceia instituída pelo Senhor. Conforme descrito no Texto Bíblico de Lucas 22:14-20   

  

Nesta passagem Jesus dirigiu-se aos seus discípulos e lhes ensinou a respeito da Santa Ceia, onde deveriam comer o pão sem fermento e lembrar-se do sacrifício de Seu corpo realizado na cruz e através do vinho relembrasse de Seu sangue derramado em prol da salvação da humanidade, ou daqueles que Nele crer.

Por isso é utilizado simbolicamente o Pão e Vinho na Santa Ceia e como base Cristã na comemoração da verdadeira Ceia da Páscoa. Para saber mais sobre a Santa Ceia, acesse nosso artigo Estudo Sobre Ceia do Senhor.

  

“E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.
E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;

Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;

Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo:

Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo:
Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.”
Lucas 22:14-20

  

Simbologia Qual Significado dos Ovos

Qual Significado da Pascoa - Ovos
Qual Significado da Pascoa – Ovos

O ovo antigamente remetia a ideia de uma renovação da vida, vários povos presenteavam seus amigos com ovos, desejando a estes uma vida de felicidade. No Oriente os cristãos iniciaram esse costume utilizando ovos coloridos com o simbolismo da Ressurreição, ou seja, o Renascimento para uma nova vida.

  

E assim com o decorrer do tempo muitos lugares foram criando seus costumes. Uns decoravam ovos com figuras de Jesus (na Armênia), outros escreviam mensagens nos ovos (na Europa) com a proibição na quaresma do consumo de carne animal, pelos cristãos, passou-se a substituir os ovos pintados e cozidos, pelos ovos de chocolate.

  

Simbologia Qual Significado do Coelho

Qual Significado da Pascoa - Coelho
Qual Significado da Pascoa – Coelho

O Simbolismo do Coelho se remete pela grande fertilidade que este animal possui, tendo uma alta procriação. Em tempos antigos o inicio da primavera era a época da fertilidade e os animais iam para os campos juntamente com seus filhotes. Simbolizando assim para a Igreja, a missão de fazer crescer o povo de Deus através da Sua palavra.

  

Então se deseja entender realmente qual significado da pascoa e celebrar da forma como Jesus instituiu o correto a se utilizar é o Pão Asmos (sem fermento) e o Vinho sem adição de álcool.

  

Os ovos de chocolate e as pegadas de coelhos ficam a sua escolha, só não esqueça que independente de simbolismo de ovo, coelho, data certa, o real motivo dessa celebração é lembrar que Jesus morreu e ressuscitou por nós, portanto não se apegue a costumes impostos.